Um olhar para a natureza

Nossos produtos foram inspirados em espécies ameaçadas de extinção. Conheça um pouco mais sobre cada uma e apoie projetos sustentáveis. Juntos podemos criar um mundo melhor.

 

Fillomio Impacto

Cerejeira, Amburana ou Cumaré

É uma arvore muito cobiçada pelos madeireiros para fabricação de moveis e objetos decorativos por isso encontra-se numa situação de vulnerabilidade, correndo risco de extinção.

Fillomio Impacto
Fillomio Impacto

Jequitibá Branco ou mussambê

A madeira, leve, é usada na construção civil em obras internas, porque é pouco resistente ao tempo. Encontra-se em perigo de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Maracujá-ametista, Maracujá da serra

Os biomas mais ricos em plantas dessa família são a mata atlântica e a Amazônia. Tem aplicação medicinal e podem ser usadas como ornamentais. Está em perigo de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Ucuúba, Bicuíba ou Andiroba

É comumente encontrada em lugares alagados, geralmente perto de igapós, atingindo uma altura de 25 a 35 metros. Seu nome vem das palavras indígenas ucu (graxa) e yba (árvore). Sua madeira é cobiçada para produção de compensados e laminados. A cinza da madeira é apropriada para fabricar sabão.
A casca da árvore é usada como medicamento para úlceras, cicatrização de feridas, cólicas e doenças reumáticas. A seiva é utilizada no tratamento de hemorróidas e aftas. De suas sementes é extraída ainda a trimiristina, utilizada na indústria de cosméticos, perfumaria e confeitaria. Encontra-se numa situação de vulnerabilidade, correndo risco de extinção.

Fillomio Impacto
Fillomio Impacto

Orquídea Constantia

Uma espécie ocorrente em Campos Rupestres, exclusiva do Estado de Minas Gerais. Por seu valor ornamental foi amplamente coletada e restam pequenas subpopulações com número reduzido de indivíduos; essas subpopulações são susceptíveis a súbito desaparecimento por coleta predatória e/ou incêndios intensos em áreas de Campos Rupestres em Minas Gerais.

single_image
Fillomio Impacto

Jacaranda Puberula, Jacaranda, Caroba, Carobinha

Arvore da família bignoniaceae que tem várias espécies consideradas ameaçadas, sendo a maioria arbóreas, cuja madeira é frequentemente utilizada, levando a um maior risco de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Viguiera linearifolia ou Aldama

A espécie é endêmica do Estado do Mato Grosso do Sul. Suspeita-se do declínio constante da qualidade do hábitat.

single_image
Fillomio Impacto

Braúna

É uma das árvores mais duras e resistentes do Brasil. De cor acastanhada, tende a ficar quase negra nas espécies mais velhas. Sua casca é utilizada para extração de tintura negra, usada pela indústria.
A seiva é aplicada na medicina, em remédios para dores intestinais. Encontra-se numa situação de vulnerabilidade, correndo risco de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Cedro Vermelho, Acaiacá, Acaju, Capiúva

Produz uma das madeiras mais procuradas no comércio nacional e estrangeiro, porque tem coloração parecida à do mogno. É uma madeira leve, de utilização em diversos tipos de indústria por isso encontra-se numa situação de vulnerabilidade, correndo risco de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Araucária ou Curi

Encontrada na Mata Atlântica, sua forma é inconfundível é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça. Ela encontra-se em perigo de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Garapeira, Grapia ou Jataí

Madeira pesada, de cor que varia do bege para o amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado. Tem superfície lustrosa e lisa ao tato. Muito usada na construção civil em estruturas externas, como pontes, ou internas, para acabamentos. Encontrada na Amazônia, caatinga ou cerrado. Encontra-se numa situação de vulnerabilidade, correndo risco de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Jacarandá da Bahia, Caviúna, Graúna

Era encontrada nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, mas, atualmente, só é encontrada no sul da Bahia. Uma das mais valorizadas madeiras brasileiras, é explorada desde a fase colonial.

single_image
Fillomio Impacto

Muiratana

É uma madeira pesada, procurada pela construção civil (obras internas), para ferramentas e para lenha e carvão. De tom amarelado, produz uma espécie de goma arábica com finalidade terapêutica, sendo um bom remédio contra tosse. Encontra-se criticamente em perigo de extinção.

single_image
Fillomio Impacto

Begonia

Por crescerem em ambientes fechados da floresta e pelas sementes serem muito pequenas, são dispersas pelo vento, as espécies de Begonia L. têm um limitado potencial para colonizar novas áreas da floresta. Assim, as espécies desse gênero podem ser utilizadas como indicadoras da qualidade do ambiente.

single_image
Fillomio Impacto

Worsleya Rayneri – Flor da Imperatriz, Açucena, Imperatriz do Brasil

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro, na parte central da Serra dos Órgãos. A redução populacional dessa espécie é atribuída principalmente aos incêndios devido a prática inadequada de manejo do solo em sua área de ocorrência.

single_image
Fillomio Impacto

Drosera

Planta insetívora que habita os biomas Caatinga, Amazônia Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Encontra-se em perigo de extinção.

single_image
Ongs que apoiam nossa causa!